quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Home, home where I wanted to go..."

Hoje, não tinha pressa de chegar. 
As calçadas e ruas ainda estavam úmidas; Ainda caiam as últimas gotas de chuva que se acumulavam sobre as folhas das árvores.


Minutos atrás, tentou, em vão, pedir auxílio para a mãe. Explicou a situação, expôs os motivos, concordou com suas falhas, questionou razões.
Mas ainda não entendia como as pessoas poderiam querer dela o que ela não pode dar, o que ela não pode ser. Não sabia como poderia seguir os desejos da mãe (e da sociedade) sem ferir seus princípios.


Chegou em seu destino, desconfiada de qual seria a solução a ser acatada. Esperava que algo, por mais ínfimo que fosse, a dissuadisse daquela ideia louca, absurda, improvável. Mas logo viu que suas expectativas não seriam sanadas nem naquele dia, ou em dia algum. 


Viu que ali não era seu lugar. Não ali, naquela sala, com aquelas pessoas... Mas sim naquela cidade, naquela sociedade, com aqueles valores, aqueles objetivos.
Tudo era muito limitado para ela.
Princípios, vontades, preferências, estímulos, causas, porquês, escolhas, oportunidades, personalidades. Nada daquilo se aplicava à ela, como se ela não devesse estar ali. 
Viver nessas condições se assemelhava a usar todos os dias um sapato 2 números abaixo do seu. Possível, mas excruciante, incômodo, errado. 
Aos poucos, amassando os ossos, pressionando os músculos, obstruindo veias, prendendo a circulação, e estrangulando ligamentos. Tudo acompanhado de muita dor e formigamento.


Aquele não era seu lar, estaria longe de ser.


Pensou, por momentos, em procurar um novo lar. Quando e como pedir ajuda... Isso se decidiria depois. Mas enquanto cruzava a porta da sala dos provedores, percebeu que por mais que procurasse, eram grandes as chances de não encontrar.


Talvez, os sapatos estejam no número certo. O pé que pode ser grande demais.






"Come out upon my seas
Cursed missed opportunities
Am I a part of the cure? 
Or am I part of the disease? 

Singing....


And nothing else compares....
Home, home where I wanted to go...."




(Música: Clocks - Coldplay.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário