sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Harmonia



Geralmente, eu começo meus posts com um suspiro. Aqueles que se dá, quando se encara uma tarefa de metodologia cuidadosa, como se criasse coragem, tentasse colocar as idéias no lugar.




Hoje, meu suspiro foi diferente. Suspiro de quem quer sentir o ar que inspira, de quem quer sentir que está ali, que faz parte de tudo o que cerca.


Felizmente, nos últimos dias, está fácil sentir isso.


Spinoza dizia que tudo o que existe faz parte de uma coisa só. Homens, animais, coisas, pedras, aromas. Tudo faz parte de um corpo, ou natureza, que ele chama de Deus. E esta natureza pode ser bela, magnífica, desde que tudo dentro dela esteja em harmonia.




É horrível pensar que você, uma pequena célula de um corpo, não está agindo em sincronia com seu sistema. A célula começa a agir errado, para de receber oxigênio, nutrientes, e acaba sendo isolada dali. Aí começa o caos interno, até a apoptose. Mas se a célula consegue se recuperar daquilo tudo, ela se reintegra a seu tecido.




Sentir que faz parte de um todo. Sentir que tudo está a seu favor.
Sentir bem.




É um preço que não se paga, nem se calcula.











E tudo por causa de uma Mousse de chocolate, e um Pudim de morango.





















(Imagem da Joaninha: Espécie: Harmonia Axydris. Faz sentido, quando se fala de natureza.; Filósofo citado: Spinoza - um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. )

Um comentário: